BLOCOS AFRICANOS NO CARNAVAL
Os blocos africanos, mais conhecidos como “blocos afro”, cujo são responsáveis pelo resgate da cultura africana, na qual a exibem através de ritmos contagiantes, da dança, da coreografia, do figurino e da música, as grandes contribuições e a importância dessa cultura tão rica e maravilhosa para a formação da identidade brasileira, dando sua devida importância. A favor da comunidade afrodescendente, esses blocos possuem um forte viés político, levantando a bandeira da luta contra o racismo e pela afirmação da identidade negra. A maioria dos blocos afro, hoje, amplia as atividades para além do Carnaval, em espaços onde trabalham seus ideais, promovendo ações educativas e de formação profissional para a população de bairros periféricos e realizando atos políticos contra o preconceito e a discriminação racial. Enfim pode se dizer que esse blocos são um verdadeiro símbolo de resistência da cultura negra.
2 comentários:
Maria Eduarda Leal n°27
Os blocos africanos são super interessantes, a África mostra-se reconhecida no nosso carnaval, como algo que fez parte da formação de nossa cultura. Acho muito válido estes blocos fazerem parte do nosso carnaval.
O bloco afro é uma verdadeira influencia sobre o Brasil atual, através de tal, podemos aprender e reconhecer a maravilhosa cultura Africana. Além de conscientizar as pessoas sobre o preconceito racial e a discriminação a favor da comunidade afrodescendente, cuja criou projetos educativos para a formção de jovens, ensinando-os o devido valor e a importância dessa rica e bela cultura, espandindo o conhecimento sobre a África.
Leticia Pazos - nº22
Postar um comentário
Obrigado por contribuir com a oitava série D!