Steve Biko a favor da comunidade negra e Nelson Mandela contra o Regime do apartheid na África do Sul.

    


Steve Biko foi um conhecido ativista do movimento anti-apartheid na África do Sul e um dos fundadores do Movimento Consciência Negra  durante a década de 1996. Em 1972 fundou a Convenção do Povo Negro (Black People's Convention), sendo eleito seu presidente.
     O preconceito existente em relação a Steve Biko fez com que ele fosse banido e proibido de sair da cidade de King William, A pena de “banimento” imposta pelo regime implicava em não poder se comunicar com mais de uma pessoa de cada vez, desde que não fosse da sua família, e não podia publicar nada, demonstrando assim uma censura em relação a liberdade de expressão.
     Uma das principais ações de Steve foi que Em 1975, o ativista criou um Fundo de Apoio aos Presos Políticos e às suas famílias. Alvo de uma perseguição implacável, em 18 de Agosto de 1977 Biko foi preso acusado de desobediência às leis do apartheid. Foi barbaramente torturado na prisão, levando com que este sofresse uma hemorragia cerebral grave. Em 11 de setembro de 1977 foi transportado para outra prisão levando com que morresse no dia seguinte.
     Fundado há 14 anos, a Fundação Steve Biko trabalha nas áreas de disseminação de conhecimento, diálogo político e desenvolvimento de lideranças na cidade de Salvador-BA, buscando levar aos afrodescendentes as idéias defendidas por Steve Biko.
     Nelson Mandela nascido na África do Sul foi o maior nome da luta contra o apartheid. Passou a buscar ajuda financeira internacional para financiar a luta. Porém, em 1962, foi preso e condenado a cinco anos de prisão, por incentivo a greves e viagem ao exterior sem autorização. Mandela permaneceu preso de 1964 a 1990. Nestes 26 anos, tornou-se o símbolo da luta anti-apartheid na África do Sul. Mesmo na prisão, conseguiu enviar cartas para organizar e incentivar a luta pelo fim da segregação racial no país. Neste período de prisão, recebeu apoio de vários segmentos sociais e governos do mundo todo.
     Uma das maiores homenagens à  Nelson Mandela foi o Dia Internacional de Nelson Mandela. A data foi definida pela Assembléia Geral da ONU e corresponde ao dia de seu nascimento.
     Nelson Mandela também publicou livros contando sua história de vida: Nelson Mandela - A Luta da Minha vida (1989) – autobiografia; além de outras 2 obras:  Conversas que tive comigo (2010) e Vencer é Possível (1998). 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por contribuir com a oitava série D!