http://www.youtube.com/watch?v=CtoWuV7ugvk&feature=youtu.be
RICARDO PORTNOI ADHEMAR LEMOS RAFAEL LUQUINI
Nesse Projeto África, a oitava D de 2012 tem o objetivo de mostrar como as fugas escravas, as revoltas e os quilombos, principalmente dos Palmares, contribuiram para revigorar a ideia de liberdade no Brasil.
A sociabilidade do Cabula foi implantada por povos guerreiros de Angola e do Congo, primeiros povos escravizados e trazidos ao Brasil para trabalhar na lavoura da cana-de-açúcar no final do século XVI, mas a queda da produção, as invasões holandesas e francesas fizeram com que os portugueses adentrassem no interior da colônia e encontrassem nas áreas de Minas Gerais uma nova forma de expandir seu patrimônio material, a descoberta de pedras preciosas e minerais. Neste ponto surge uma nova rota de trafico; Costa da África, de onde trouxeram povos de Daomé, os jejes, e povos nagôs, os iorubas.
Os povos do império Congo, sobretudo dos reinos Ndongo (atual Angola) e Matamba, já viviam em luta pela afirmação dos seus direitos políticos no império Congo, de maneira que ao chegarem ao Brasil continuaram a luta e fundaram os quilombos. Muniz Sodré diz que os quilombos representam a radicalização dos recursos de sobrevivência social, comunal, defendiam os modos e forma de organização própria da África ancestral (Cf. 2002, p. 68).
O Cabula foi um dos lugares de Salvador que possibilitou a criação e expansão desta forma social, em 1826 houve a rebelião do quilombo Orobó, próximo às matas de Plataforma, estes quilombolas tinham contato com a sociedade oficial, eram vendedores de frutas, de carnes, ervas medicinais, mandioca, de maneira que é possível pensar que a organização social que havia nestes espaços, não era, apenas, para um lugar de esconderijo, mas um território político-social com líderes e organização militar, social e econômica própria.
O quilombo Orobó foi dizimado, mas muitos quilombolas que escaparam da morte ou da prisão fixaram-se nas matas do Cabula em lugares protegidos, mas o governo da província da Bahia ao retomar as terras quilombolas resolveu vende-las à aristocracia Bahia, em um dos escritos de Cid Teixeira (1978) aponta a Condessa de Pedrosa como uma das proprietárias (1882) de terras do Cabula.
Martin Luther King , Jr. , que nasceu em Atlanta, 15 de janeiro de 1929 e morreu em Memphis, em 4 de abril de 1968, foi um pastor protestante e ativista político estadunidense. Ele se tornou um dos mais importantes líderes do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos e no mundo, com uma campanha de não violência e de amor ao próximo. Ele foi a pessoa mais jovem a receber o Prémio Nobel da Paz em 1964, pouco antes de seu assassinato. Seu discurso mais famoso e lembrado é "Eu Tenho Um Sonho". Marthin Luther King Jr. iniciou sua carreira na politica Em 1955,quando Rosa Parks, uma mulher negra, se negou a dar seu lugar num ônibus para uma mulher branca e foi presa. Os líderes negros da cidade organizaram um boicote aos ônibus de Montgomery(empresa do onibus)para protestar contra a segregação racial em vigor no transporte. Durante a campanha de um ano e dezesseis dias, co-liderada por Martin Luther King, muitas ameaças foram feitas contra a sua vida, foi preso e viu sua casa ser atacada. O boicote foi encerrado com a decisão da Suprema Corte Americana em tornar ilegal a discriminação racial em transporte público. Ricardo Portnoi - Grupo 3 - 8ºD
A praia da costa do sol , em Maputo, capital de Moçambique , é um importante ponto turístico da cidade. É inevitável você visitar essa bela cidade e não visitar essa praia.Porém , infelizmente, as pessoas não vêem cuidando dessa bela praia. Eles sujam a praia com dejetos , e ‘’maltratam’’ ela. Por isso , a praia não é tão bela como antigamente . Portanto, pode-se concluir que a praia é um importante ponto turístico , porém algo que necessita de uma importante recuperação visual. Ricardo Portnoi - 36 - 8ªD
Cachoeira – BA |
Salvador - BA |