PASSEIO DOS PONTOS TURÍSTICOS DA AFRICA DO SUL


http://www.youtube.com/watch?v=CtoWuV7ugvk&feature=youtu.be
 RICARDO PORTNOI ADHEMAR LEMOS RAFAEL LUQUINI

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

O quilombo dos Kalabari

O bairro Calabar é constituído pela classe popular, trazendo, consigo, uma história de organização e resistência do povo negro para permanecer em um local nobre da cidade. Alguns escravos trazidos de uma região da África, chamada de Kalabari (atual Nigéria), se refugiaram e construíram um Quilombo (Quilombo dos Kalabari) onde, hoje, está o bairro do Calabar. A partir do final de 1960, o bairro observa um crescimento grande com a chegada dos imigrantes da zona rural e de famílias inteiras expulsas de outros locais da cidade pelo poder público. Neste momento, ocorre o fortalecimento e a organização de grupos do bairro para reivindicarem direitos básicos como: moradia, saúde e educação. Um bairro de extrema importância para a cidade de Salvador, além de possuir um forte passado hitórico.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

O Quilombo do Orobó

A sociabilidade do Cabula foi implantada por povos guerreiros de Angola e do Congo, primeiros povos escravizados e trazidos ao Brasil para trabalhar na lavoura da cana-de-açúcar no final do século XVI, mas a queda da produção, as invasões holandesas e francesas fizeram com que os portugueses adentrassem no interior da colônia e encontrassem nas áreas de Minas Gerais uma nova forma de expandir seu patrimônio material, a descoberta de pedras preciosas e minerais. Neste ponto surge uma nova rota de trafico; Costa da África, de onde trouxeram povos de Daomé, os jejes, e povos nagôs, os iorubas.
Os povos do império Congo, sobretudo dos reinos Ndongo (atual Angola) e Matamba, já viviam em luta pela afirmação dos seus direitos políticos no império Congo, de maneira que ao chegarem ao Brasil continuaram a luta e fundaram os quilombos. Muniz Sodré diz que os quilombos representam a radicalização dos recursos de sobrevivência social, comunal, defendiam os modos e forma de organização própria da África ancestral (Cf. 2002, p. 68).
O Cabula foi um dos lugares de Salvador que possibilitou a criação e expansão desta forma social, em 1826 houve a rebelião do quilombo Orobó, próximo às matas de Plataforma, estes quilombolas tinham contato com a sociedade oficial, eram vendedores de frutas, de carnes, ervas medicinais, mandioca, de maneira que é possível pensar que a organização social que havia nestes espaços, não era, apenas, para um lugar de esconderijo, mas um território político-social com líderes e organização militar, social e econômica própria.
O quilombo Orobó foi dizimado, mas muitos quilombolas que escaparam da morte ou da prisão fixaram-se nas matas do Cabula em lugares protegidos, mas o governo da província da Bahia ao retomar as terras quilombolas resolveu vende-las à aristocracia Bahia, em um dos escritos de Cid Teixeira (1978) aponta a Condessa de Pedrosa como uma das proprietárias (1882) de terras do Cabula.


Fonte: http://www.artebagacodeart.art.br/page_3.html

Comentário:
O Cabula possui um passado histórico riquisimo tendo sua origem representada pelo quilombo do Orobó. Esse bairro possui imensa importância para a cidade de Salvador, cidade capital do estado da Bahia. Assim como todos os quilombos, foi construido por escravos brasileiros, e por isso adquire uma forte cultura, vinda de um povo extremamente forte: Os africanos.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Martin Luther King Jr.

Martin Luther King , Jr. , que nasceu em Atlanta, 15 de janeiro de 1929 e morreu em Memphis, em 4 de abril de 1968, foi um pastor protestante e ativista político estadunidense. Ele se tornou um dos mais importantes líderes do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos e no mundo, com uma campanha de não violência e de amor ao próximo. Ele foi a pessoa mais jovem a receber o Prémio Nobel da Paz em 1964, pouco antes de seu assassinato. Seu discurso mais famoso e lembrado é "Eu Tenho Um Sonho". Marthin Luther King Jr. iniciou sua carreira na politica Em 1955,quando Rosa Parks, uma mulher negra, se negou a dar seu lugar num ônibus para uma mulher branca e foi presa. Os líderes negros da cidade organizaram um boicote aos ônibus de Montgomery(empresa do onibus)para protestar contra a segregação racial em vigor no transporte. Durante a campanha de um ano e dezesseis dias, co-liderada por Martin Luther King, muitas ameaças foram feitas contra a sua vida, foi preso e viu sua casa ser atacada. O boicote foi encerrado com a decisão da Suprema Corte Americana em tornar ilegal a discriminação racial em transporte público. Ricardo Portnoi - Grupo 3 - 8ºD

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

PONTO TURISTICO DE MOÇAMBIQUE

A praia da costa do sol , em Maputo, capital de Moçambique , é um importante ponto turístico da cidade. É inevitável você visitar essa bela cidade e não visitar essa praia.Porém , infelizmente, as pessoas não vêem cuidando dessa bela praia. Eles sujam a praia com dejetos , e ‘’maltratam’’ ela. Por isso , a praia não é tão bela como antigamente . Portanto, pode-se concluir que a praia é um importante ponto turístico , porém algo que necessita de uma importante recuperação visual. Ricardo Portnoi - 36 - 8ªD

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

A importância do atletismo no Quênia


                                       
     
     No Quênia desde pequeno os garotos e as garotas estão sempre treinando o atletismo,por exemplo, quando vão a escola alguns completam provas de 1200m todo dia, e outros chegam a fazer 6km. Outro motivo pelo atletismo ser tão importante é que muitas vezes esse é o único jeito de ganhar dinheiro e melhorar a sua qualidade de vida. Além disso a maioria tem que sustentar famílias que chegam até 20 pessoas. Para eles correrem não tem explicação, é um algo natural igual a jogar bola para os brasileiros, o único problema é que sofrem com a corrida devido a falta de infra-estrutura.
     A altitude do Quênia também influencia no seu sucesso nas grandes maratonas de todo o mundo.Treinam diariamente, acreditando que o segredo para todo esse sucesso é a sua dedicação.
     Nas olimpíadas este é o esporte responsável por praticamente todas as medalhas do Quênia , tendo na sua história olímpica, 22 de ouro, 27 de prata e 29  de bronze. A meta do Quênia é aumentar esse número de medalhas para tentar alcançar o recorde de medalhas no atletismo que pertence aos Estados Unidos.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Ponto turístico de Moçambique(Igreja de Santo Antonio)

                            A Igreja de Santo António ou Capela de Santo António localiza-se no interior do Fortim de Santo António, na ilha de Moçambique e cidade de mesmo nome, na província de Nampula, em Moçambique.Capela bastante simples,de arquietetura religiosa maneirista,é iluminada unicamente por três janelas abertas na fachada esquerda e capela-mor. Todas as fachadas são rebocadas e pintadas de branco,é contrastante o carácter erudito da fachada principal, com o portal flanqueado por suas ordens de pilastras e protegido por porta de duas folhas de madeira, almofadadas.
Em seu interior existiam dependências para o Comandante e para uma reduzida guarnição, além de uma capela sob a invocação de Santo António. O abastecimento de água era feito através da captação das águas pluviais nos terraços, canalizadas para uma pequena cisterna em seu interior. Erguido em um dos pontos mais elevados da ilha, apresenta planta quadrada, tendo sido artilhado, na face voltada para o canal de Moçambique com quatro peças, e na da contra-costa com três, não possuindo artilharia na face voltada para a praia.
Uma inscrição epigráfica sobre o Portão de Armas assinala que foi construído em 1820, por João da Costa de Brito Sanches, que foi o seu primeiro governador, tendo servido de Capitania do Porto a partir dessa data.
No século XX, a igreja sofreu uma campanha de intervenção de restauro que desvirtuou o conjunto arquitectónico
Faz parte do conjunto da Ilha de Moçambique, classificado como património Mundial pela UNESCO em 1991.
.

  
 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Ilha de Inhaca - Ponto turístico de Moçambique


A ilha de Inhaca foi considerada patrimônio biológico da  humanidade. Situada a 32 km a leste da metrópole é mais um dos belos recantos que a natureza presenteou a Moçambique, sendo especialmente atrativa para os poetas, sonhadores e cientistas. Que desde 1911 a visitam para estudar as mais de 300 espécies raras de aves, incluindo o invulgar pica peixe dos mangais, borboletas. E várias espécies de corais e mamíferos, caso dos golfinhos, baleias e dugongos.

Por volta de 1911, à atmosfera tropical de Inhaca e os seus bancos de coral fizeram com que uma comunidade de aficionados da pesca, oriundos principalmente de África do Sul, criassem um pequeno hotel dando assim um novo dinamismo à ilha. A partir de 1960, as visitas não param de aumentar.
Rebeca Cedraz (35) e Natália Guerra (30), grupo 3.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

A IMPORTANCIA DA ELEIÇÃO DO PRIMERO PRESIDENTE NEGRO DOS EUA

A eleição do primeiro presidente negro dos EUA foi um fato marcante para o mundo atual, principalmente pelo preconceito que vem sendo uma constante desde a época da escravidão. Barack Obama nasceu em Honolulu em 4 de agosto de 1961 e aos 44 anos fez história ao se tornar o 44° e primeiro presidente negro dos EUA. Com o slogan “Yes, we can” Obama refletiu para um mundo repleto de esperanças, na melhor campanha política da história, conseguindo conquistar a maioria dos cidadãos norte americanos, principalmente os jovens que não paravam de repetir esta frase.
     A eleição de um presidente negro nos Estados Unidos foi um aspecto que favoreceu uma revolução no marketing político nunca visto antes.  A luta de Obama pela igualdade social e o respeito aos afrodescendentes, está relacionado com o livro “Uma história da cultura afro-brasileira”.
     Apesar de ter vindo de um governo republicano de George Bush durante 8 anos , a população norte americana não teve problemas em aceitar um democrata no poder. Com idéias inovadoras Barack Obama teve como proposta a mudança geral nos Estados Unidos.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Geledés - Instituto da Mulher Negra combate o preconceito racial.


Geledés - Instituto da Mulher Negra foi criado em 30 de abril de 1988.

É uma organização da sociedade civil que se posiciona em defesa de mulheres e negros por entender que esses dois segmentos sociais padecem de desvantagens e discriminações no acesso às oportunidades sociais em função do racismo e do sexismo vigentes na sociedade brasileira.

Posiciona-se também contra todas as demais formas de discriminação que limitam a realização da plena cidadania, tais como: a homofobia, a lesbofobia, os preconceitos regionais, de credo, opinião e de classe social.

Dessa perspectiva, as áreas de atuação prioritárias da ação política e social de Geledés são a questão racial, as questões de gênero, as implicações desses temas com os direitos humanos, a educação, a saúde, a comunicação, o mercado de trabalho, a pesquisa e as políticas públicas.

Em todos esses temas Geledés desenvolve projetos próprios ou em parceria com outras organizações de defesa dos diretos de cidadania além de monitorar e reproduzir nesse Portal o debate público que ocorre sobre cada um deles no país e no mundo.

O Portal Geledés é o espaço de expressão pública das ações realizadas pela organização no passado e no presente e de seus compromissos com a defesa intransigente da cidadania e dos direitos humanos, e a denúncia permanente dos entraves que persistem para a concretização da justiça social, a igualdade de direitos e oportunidades em nossa sociedade.
Comentário: Uma ONG de atuação importantíssima para a sociedade brasileira que combate problemassociais absurdos, ditos como preconceiro, que davem ser completamente eliminados de uma sociedade que tem como intuito torna-se justa e digna.
Rebeca Cedraz (35) e Natália Guerra (30) - grupo 3.


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Steve Biko a favor da comunidade negra e Nelson Mandela contra o Regime do apartheid na África do Sul.

    


Steve Biko foi um conhecido ativista do movimento anti-apartheid na África do Sul e um dos fundadores do Movimento Consciência Negra  durante a década de 1996. Em 1972 fundou a Convenção do Povo Negro (Black People's Convention), sendo eleito seu presidente.
     O preconceito existente em relação a Steve Biko fez com que ele fosse banido e proibido de sair da cidade de King William, A pena de “banimento” imposta pelo regime implicava em não poder se comunicar com mais de uma pessoa de cada vez, desde que não fosse da sua família, e não podia publicar nada, demonstrando assim uma censura em relação a liberdade de expressão.
     Uma das principais ações de Steve foi que Em 1975, o ativista criou um Fundo de Apoio aos Presos Políticos e às suas famílias. Alvo de uma perseguição implacável, em 18 de Agosto de 1977 Biko foi preso acusado de desobediência às leis do apartheid. Foi barbaramente torturado na prisão, levando com que este sofresse uma hemorragia cerebral grave. Em 11 de setembro de 1977 foi transportado para outra prisão levando com que morresse no dia seguinte.
     Fundado há 14 anos, a Fundação Steve Biko trabalha nas áreas de disseminação de conhecimento, diálogo político e desenvolvimento de lideranças na cidade de Salvador-BA, buscando levar aos afrodescendentes as idéias defendidas por Steve Biko.
     Nelson Mandela nascido na África do Sul foi o maior nome da luta contra o apartheid. Passou a buscar ajuda financeira internacional para financiar a luta. Porém, em 1962, foi preso e condenado a cinco anos de prisão, por incentivo a greves e viagem ao exterior sem autorização. Mandela permaneceu preso de 1964 a 1990. Nestes 26 anos, tornou-se o símbolo da luta anti-apartheid na África do Sul. Mesmo na prisão, conseguiu enviar cartas para organizar e incentivar a luta pelo fim da segregação racial no país. Neste período de prisão, recebeu apoio de vários segmentos sociais e governos do mundo todo.
     Uma das maiores homenagens à  Nelson Mandela foi o Dia Internacional de Nelson Mandela. A data foi definida pela Assembléia Geral da ONU e corresponde ao dia de seu nascimento.
     Nelson Mandela também publicou livros contando sua história de vida: Nelson Mandela - A Luta da Minha vida (1989) – autobiografia; além de outras 2 obras:  Conversas que tive comigo (2010) e Vencer é Possível (1998). 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

O recôncavo e sua situação econômica

O Recôncavo produziu grandes riquezas, no entanto, a resistência às inovações está entre os motivos que determinaram um grave atraso na sua modernização socioeconômica. A modernidade no Recôncavo, inclusive em Salvador, só ocorreu com a exploração do petróleo a partir de 1950, quando aconteceram importantes mudanças nas relações de poder nessa sociedade. Todo esse processo ajuda a explicar o lugar do Recôncavo nas divisões trabalhistas.
Na segunda metade do século XX o Recôncavo passou por muitas transformações. Mudanças na área de transportes criaram uma grande rede de estradas e definiram a importância  de centros urbanos. A área mais próxima de Salvador se constituiu numa região metropolitana. A exploração de petróleo e a instalação do Polo Petroquímico de Camaçari definiram novos espaços. O desenvolvimento de Feira de Santana estabeleceu   áreas de influências. E cachoeira, foi uma das maiores fontes de riquezas do Recôncavo Baiano,ajudando em grande parte o poder econômico existente.


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

                                             economia no recôncavo baiano durante a colonização


A ECONOMIA DA BAHIA COLONIAL ERA VOLTADA PARA O MERCADO EXTERNO.O PAÍS PRODUZIA APENAS O QUE INTERESSAVA AO COMÉRCIO EXTERNO. A BASE DA ECONOMIA ERA O TRABALHO ESCRAVO,ALÉM DE SER MÃO-DE-OBRA SEM CUSTO, O ESCRAVO ERA MERCADORIA HUMANA E DAVA GRANDES LUCROS AOS TRAFICANTES PORTUGUESES, QUE VENDIAM NOS SÉCULOS XVI, XVII E XVIII DOIS MILHÕES DE ESCRAVOS NEGROS NO BRASIL.  A ATIVIDADE ECONÔMICA MAIS IMPORTANTE NO RECÔNCAVO ERA O PLANTIO DA CANA-DE-AÇÚCAR E A SUA TRANSFORMAÇÃO. TAL ATIVIDADE ERA REALIZADA NOS ENGENHOS E ENVOLVIA OS DOIS PRINCIPAIS GRUPOS DA SOCIEDADE BAIANA DA ÉPOCA, SENDO ESTES OS DONOS DE ENGENHO E OS ESCRAVOS. OS SENHORES DE ENGENHO LUCRAVAM MUITO, E OS PORTUGUESES LUCRAVAM AINDA MAIS, JÁ QUE COMPRAVAM O AÇÚCAR PRODUZIDO NA BAHIA PARA DEPOIS REVENDER A OUTROS PAÍSES DA EUROPA, ONDE ELE ERA MUITO VALORIZADO.
  ENTRE 1550 E 1650, O BRASIL FOI CONSIDERADO O MAIOR PRODUTOR DE AÇÚCAR DO MUNDO. A ECONOMIA AÇUCAREIRA TAMBÉM ESTIMULOU OUTRAS ATIVIDADES, COMO A PECUÁRIA (O GADO ALÉM DE SER USADO COMO FORÇA DE TRAÇÃO PARA O TRANSPORTE E MOAGEM DE CANA, TAMBÉM ERA COMERCIALIZADO PARA A PRODUÇÃO DE COURO E CARNE SECA NO MERCADO INTERNO). ESTIMULOU TAMBÉM A LAVOURA DO TABACO, E A PRODUÇÃO DO ALGODÃO, QUE APESAR DE NÃO TER A MESMA IMPORTÂNCIA QUE A CANA-DE-AÇÚCAR TEVE TAMBÉM O SEU LUGAR GARANTIDO NA ECONOMIA BAIANA.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

BLOCOS AFRICANOS NO CARNAVAL
Os blocos africanos, mais conhecidos como “blocos afro”, cujo são responsáveis pelo resgate da cultura africana, na qual a exibem através de ritmos contagiantes, da dança, da coreografia, do figurino e da música, as grandes contribuições e a importância dessa cultura tão rica e maravilhosa para a formação da identidade brasileira, dando sua devida importância. A favor da comunidade afrodescendente, esses blocos possuem um forte viés político, levantando a bandeira da luta contra o racismo e pela afirmação da identidade negra. A maioria dos blocos afro, hoje, amplia as atividades para além do Carnaval, em espaços onde trabalham seus ideais, promovendo ações educativas e de formação profissional para a população de bairros periféricos e realizando atos políticos contra o preconceito e a discriminação racial. Enfim pode se dizer que esse blocos são um verdadeiro símbolo de resistência da cultura negra.




  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos



Cachoeira – BA

Salvador - BA

A igreja Nossa Senhas do Rosário dos Pretos , foi construída no século XVIII . é uma igreja católica , e foi declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO.
No periodo colonial os negros escravos e alforriados  eram devotos a santa . De acordo com frei Agostinho de Santa Maria, desde os inícios do século XVII os escravos e forros veneravam Nossa Senhora do Rosário num altar.
A construção da igreja levou quase todo o século 18 para ser concluída – ela foi erguida pelos membros da Irmandade de Nossa Senhora dos Homens Pretos do Pelourinho, escravos que só podiam trabalhar na obra em seus momentos de folga. Finalizada em 1796, é um dos marcos do Centro Histórico, com torres de influência indiana e fachada em estilo rococó. As missas do final da tarde de terça-feira apresentam cânticos em ritmos africanos acompanhados por atabaques, tamborins e repiques, sendo uma das maiores expressões do sincretismo baiano.
A construção da Igreja do Rosário foi um processo lento, pois a irmandade era relativamente pobre e os irmãos da confraria doavam seu trabalho para a construção em suas horas livres. A partir de 1718 a igreja foi também matriz da recentemente criada freguesia do Senhor do Passo, situação que continuou até cerca de 1740.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Texto sobre diáspora africana


A Diáspora Negra foi o fenômeno que ocorreu principalmente na África devido à imigração forçada para escravizar africanos. Ela aconteceu de duas formas: o tráfico negreiro e o retorno dos negros alforriados e fugitivos. O tráfico de escravos para o Brasil refere-se ao período da história em que houve um deslocamento arbitrário de Africanos para o Brasil. Já a segunda forma foi realizada graças à abolição da escravatura, fazendo com que ex-cativos embarcassem de volta para o continente africano à procura de suas regiões de origem. 
Os negros africanos, trazidos da África, eram transportados nos porões dos navios negreiros. Em função das péssimas condições deste meio de transporte desumano, muitos morreram durante a viagem. Após desembarcaram no Brasil eram comprados como mercadorias por fazendeiros e senhores de engenho, que os tratavam de forma cruel e, muitas vezes, violenta. 
Já o retorno dos negros, com a abolição da escravatura, ou mesmo antes dela, ex-cativos embarcaram de volta para a África à procura de suas regiões de origem. Os africanos, ao chegarem ao continente negro, tinham alternativas limitadas: ou voltavam para onde haviam nascido, ou estabeleciam-se nas cidades da costa. A primeira solução apresentava muitas dificuldades. As comunidades do interior tinham conhecido, não raro, a guerra e a violência. Muitos destes homens haviam partido da África há dezenas de anos. Outros tinham nascido no Brasil.
Sendo assim, a diáspora favoreceu para o crescimento cultural do nosso país e a nossa formação afro descendente. “Não há mais caminho fácil para a liberdade em lugar algum, e muitos de nós têm que atravessar o vale das sombras da morte de novo e de novo antes de alcançarmos o topo da montanha de nossos desejos.” (Nelson Mandela)

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Africa Atualidades


Comentário: Depois de uma onda de manifestações denominada Primavera Árabe o Egito conseguiu pela primeira vez, eleger seu presidente. O primeiro depois da queda do ditador Hosni Mubarack. No vídeo o presidente, Mohammed Morsi esta presente em uma reunião com o líder Palestino.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Angola


 
                         Curiosidades sobre Angola
                   
                     Dados Principais Da República Da Angola

Angola é um pais da costa ocidental de África, cuja a população é de 18,4 milhões (estimativa 2009) com nacionalidade Angolana. A capital e maior cidade de Angola é Luanda,a moeda é a Kuanza. O clima é tropical (maior parte do território) e árido tropical (regial oeste).
                    Dados Culturais e sociais
O idioma da Angola é português (oficial), a religião é o cristianismo, crença tradicional, sem religião e ateísmo.
O IDH 0,403 (2010) – baixo.                                                                         Índice de mortalidade infantil 132 por mil nascidos vivos.                                          Índice de alfabetização: 68%
                     Economia
PIB: US$ 85,31 bilhões (estimativa 2010)                                             PIB per capita: US$ 8.200 (estimativa 2010)                                             Força de trabalho: 8 milhões (2010)


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS